BIOGRAFIA

MÁRIO DE ALMEIDA, nasceu em 28 de fevereiro de 1978 em residência no bairro da Cohab, na cidade de Castanhal, Estado do Pará. Filho de Edimício de Almeida e da senhora Luzia Pinheiro. Poeta, escritor, político, dramaturgo, ator, técnico em Administração de Empresas e técnico de Informática. Iniciou os seus estudos no ano de 1984 no colégio Lions Clube, na cidade de Paragominas, onde cursou a 1ª série e iniciou a 2ª, sendo obrigado deixar os estudos no meio do ano para acompanhar seus pais que foram morar numa fazenda distante da cidade. Voltando a estudar novamente no ano de 1990 no colégio Berlarmina Fernandes, onde concluiu a 2ª série. No ano de 1991, mudou-se novamente para morar num sítio longe da cidade de Paragominas, no qual havia a Escola Inocêncio de Oliveira, onde concluiu o ginasial. Em 1993, para não parar de estudar caminhava 3 km a pé para pegar um ônibus que percorria 18 km para chegar na escola Anésia da Costa Chaves que oferecia ensino de 5ª série ao terceiro ano. Estudando até a 6ª série, quando seus pais resolveram voltar novamente para a cidade de Castanhal. Em castanhal, no ano de 1995 estudou na Escola Monsenhor José Maria do Lago, na Educação de Jovens e Adultos, concluindo assim o ensino fundamental. No período de 1996 a 1998 estudou no colégio Lameira Billtencourt, concluindo o ensino médio. Como estudante foi um aluno aplicado, sendo sempre um dos primeiros da classe. De família carente, sustentou seus estudos trabalhando como vendedor ambulante de verduras no Mercado Municipal de Castanhal.
Após concluir os seus estudos, em 1999 prestou concurso municipal, e dois anos depois foi chamado para assumir o cargo de Auxiliar Administrativo na escola Municipal Maria de Nazaré Gomes Torres e seis anos depois, foi convidado para trabalha na Secretaria de Educação como técnico e monitor de informática, ficando na secretária por dois anos. No ano de 2004 iniciou sua carreira política, participando do pleito eleitoral como candidato a vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, repetindo a dose em 2008, não conseguindo se eleger.
MARIO DE ALMEIDA, vindo de família católica, sempre esteve envolvido nos trabalhos da igreja, assumiu vários serviços tais como: catequista, coordenado e assessor do Grupo de Jovens GENSC – Gente Nova Semeando Cristo, da comunidade de Nossa Senhora de Nazaré do Bairro Imperador, coordenador e assessor da PJ – Pastoral da Juventude da Região de São José, a qual englobava 19 paróquias na época em que fazia parte da Arquidiocese de Belém.
MARIO DE ALMEIDA tem dez livros de Poesias lançados: (Lindos Poemas de Amor, 2001; Amor em poesias, 2003; Poemas Proibidos, 2004; Poemas do Coração, 2007; Poemas Apaixonados; 2007, Chovendo Poesias, 2007; O Canto do Amor, 2008 ; Poemas de Nós 2, 2009; e Eu, Você e a Poesia, 2009 e Poemas da Felicidade, 2010.
MARIO DE ALMEIDA, atualmente estar Cursando a Faculdade de Letras, pela Universidade do Paraná – UNOPAR, trabalha na Escola Municipal Nazaré Torres na função de Técnico de Informática, assumiu recentemente a função de vice-presidente do Partido Progressista – PP de Castanhal e assume os cargos de Coordenador de Biblioteca e diagramador da Academia Castanhalense de letras, na qual assenta a cadeira de número 11, que tem como patrono a escritora, jornalista, política Eneida de Moraes;